DICAS DE PASSEIOS

PRAIA DA PONTA VERDE

Ponta Verde - é um bairro nobre e uma praia badalada de Maceió. Nela encontram-se excelentes restaurantes e hotéis. Possui mar calmo, com alguns trechos de praia larga próprios para a prática de esportes.

PRAIA DE PAJUÇARA

Praia de Pajuçara - A maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma durante a maré baixa entre bancos de areia e arrecifes, a 2 km da costa. Mais de 200 jangadas se concentram diante dos Hoteis.

PRAIA DE JATIÚCA

Praia de Jatiúca - A principal característica de Jatiúca é o verde intenso de suas águas. Com boas ondas, reúne surfistas e é sede de campeonatos do esporte ao longo do ano.

PRAIA DE CRUZ DAS ALMAS

Praia de Cruz das Almas - Praia tranquila de mediana extensão, é considerada um dos recantos da cidade. De clima agradável, costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada.

MUSEU DE ARTE P. CHALITA

Museu de Arte Pierre Chalita: Tem no acervo imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX, em sua maioria nordestinas, cerâmica, prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras. Localização: Praça Floriano Peixoto, 44 - Centro - CEP 57020-090
Tel.: (82) 336-6380. Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 18h. Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 18h.

MUSEU THÉO BRANDÃO

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes. Recebeu o nome de Théo Brandão, em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular. Localizado em uma das principais artérias da cidade de Maceió

ARTESANATO DA PAJUÇARA

Artesanato Praia de Pajuçara: Maceió possui um artesanato rico e variado, encantando aqueles que visitam a cidade. Tem como característica marcante a diversidade de cores e formas. São trabalhos em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, ou ainda com a fibra do coqueiro, que chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Horário: Funciona diariamente das 09h00 às 23h00.

ARTESANATO DO PONTAL DA BARRA

Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra: Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é um bairro de pescadores, cuja economia tem como base a confecção e venda de artesanato, especialmente o Filé. Localização: Pontal da Barra Horário: Possui cerca de 280 lojas espalhadas pelas ruas do bairro, que funcionam diariamente das 08h00 às 18h00.

FRANCÊS - LITORAL SUL

Praia do Francês:Poucos relatos históricos existem sobre a Praia do Francês. Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras.

BARRA DE SÃO MIGUEL

Barra de São Miguel: Barra de São Miguel município próximo a Maceió é um roteiro muito procurado pelos turistas tanto local como de fora.Com uma boa estrutura de hotéis e pousadas para acomodar os turistas.

MARAGOGI - LITORAL NORTE

Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

A Singular São Miguel dos Milagres, caracterizada por apresentar um povoado simples de pescador o qual dorme em águas mansas e ao som do balançar dos coqueiros, parece que finalmente despertou para a atividade.

Possui mar calmo, com alguns trechos de praia larga próprios para a prática de esportes. Na praia existiu um dos images turísticos mais cantados, versados e contados de Maceió, o Gogó da Ema, um coqueiro que nasceu torto à beira-mar e tinha a forma do pescoço de uma ema, derrubado pelo avanço do mar na década de 1960. Era o local dos encontros entre namorados nas décadas de 1950 e 1960. De lá se observa, quando da lua cheia, um espetáculo visual dos mais encantadores. Hoje no local existe um clube, o Alagoas Iate Clube, ponto de divisão entre as praias da Ponta Verde e dos Sete Coqueiros.

Mais de 200 jangadas se concentram diante do hotel Pajuçara Othon e levam os turistas até o local, que chega a medir 200 metros de comprimento e 25 metros de largura. Nos fins-de-semana, Pajuçara ganha bares flutuantes nas jangadas que servem bebidas e tira-gosto. Na alta temporada, na piscina natural, há apresentações de banda de pífanos e de grupos de forró. Mas o mais engraçado é a telejanga, uma jangada amarela equipada com um orelhão com telefone celular à base de energia solar, que pode ser usado com cartão. Nos momentos de pico, forma-se uma fila de turistas com o mar pelo joelho, para contar à família a emoção do momento. Outra coisa curiosa em Pajuçara: o quiosque Recanto Turístico, que fica em frente do ponto das jangadas, criou o chuveiro eletrônico - o banhista compra uma ficha e toma um minuto de boa ducha na calçada. Todos os dias, no calçadão, há feira com 200 barracas de palha, que vendem artesanato de renda, barro e couro. Nos domingos, a prefeitura fecha a avenida da praia só para os pedestres.

Praia de Jatiúca - A principal característica de Jatiúca é o verde intenso de suas águas. Com boas ondas, reúne surfistas e é sede de campeonatos do esporte ao longo do ano. Barracas, ciclovia e pista de corrida compõem a infraestrutura. Localizada a aproximadamente 4 quilômetros do centro de Maceió, a Praia de Jatiúca é uma das mais famosas da capital alagoana.

Praia de Cruz das Almas - Praia tranquila de mediana extensão, é considerada um dos recantos da cidade. De clima agradável, costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Conta com uma estreita faixa de areia avermelhada e grossa, com uma parte coberta por grama. O mar é levemente agitado, formando pequenas ondas dependendo do tempo. De águas transparentes, é propício para o banho e prática de esportes náuticos como windsurf. No verão, essa praia costuma ser bastante procurada por famílias com crianças, que aproveitam para brincar e nadar. É comum também ver pessoas fazendo pic-nic na parte gramada. A praia tem este nome por ter sido um cemitério, e hoje em dia tem o nome de Praia Lagoa da Anta.

Museu de Arte Pierre Chalita: Tem no acervo imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX, em sua maioria nordestinas, cerâmica, prataria, mobiliário, desenhos e pinturas brasileiras e estrangeiras.

Localização: Praça Floriano Peixoto, 44 - Centro - CEP 57020-090 Tel.: (82) 336-6380

Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 18h. Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 18h.

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore foi criado no dia 20 de agosto de 1975 e instalado provisoriamente na casa nº 3 do Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, na administração do reitor Nabuco Lopes.
Recebeu o nome de Théo Brandão, em razão de ter sido criada para abrigar a coleção de arte popular que o professor e folclorista Théo Brandão doou à Universidade Federal de Alagoas.

Em 1977, por ocasião da V Festa do Folclore Brasileiro, realizada em Maceió, a coleção do Museu foi transferida para um prédio de arquitetura eclética, situado na Avenida da Paz, 1490, centro de Maceió, que veio a ser a sua sede própria.

O ato de transferência do Museu, saindo do Campus Tamandaré para o Palacete dos Machados, como era conhecido o prédio da Avenida da Paz, foi assinado pelo reitor em exercício, prof. João Azevedo, também principal articulador da criação do Museu.

Localizado em uma das principais artérias da cidade, o Museu desempenhou suas funções como Centro Cultural, perfeitamente integrado à vida da comunidade, até ter sido fechado, em 1988, e o seu acervo transferido para o Espaço Cultural, enquanto aguardava a restauração do imóvel.

Artesanato Praia de Pajuçara: Maceió possui um artesanato rico e variado, encantando aqueles que visitam a cidade. Tem como característica marcante a diversidade de cores e formas. São trabalhos em rendas e bordados, em palha, madeira, cerâmica, ou ainda com a fibra do coqueiro, que chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Criações cujas técnicas são passadas de mãe para filha através das gerações. Verdadeiras obras de arte que tomam a forma de toalhas, parâmetros para mesa, blusas, vestidos, bolsas, etc. Nos diversos pontos de comercialização de artesanato, é possível encontrar peças de filé, labirinto, rendendê, rendas de bilro. Os traçados em palha de ouricuri, de extraordinária beleza e perfeição dão formas a bolsas, sacolas, porta-copos e outros. Ou ainda, esculturas em madeira, réplicas quase perfeitas de animais da fauna brasileira ou representando santos. Vir a Maceió e render-se à arte local significa encantar-se não apenas com as belezas naturais da cidade, mais principalmente, interagir com nordestinidade deste povo.

Localização: Está localizada na Praia de Pajuçara, na Av. Doutor Antonio Gouveia.

Horário: Funciona diariamente das 09h00 às 23h00.

Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra: Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é um bairro de pescadores, cuja economia tem como base a confecção e venda de artesanato, especialmente o Filé.

Localização: Pontal da Barra

Horário: Possui cerca de 280 lojas espalhadas pelas ruas do bairro, que funcionam diariamente das 08h00 às 18h00.

Praia do Francês: Poucos relatos históricos existem sobre a Praia do Francês. Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial. Daí a origem do nome, inicialmente chamada de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês. Invasores, posteriormente entre Franceses, Holandeses e Portugueses em disputas por bens e territórios. Praia pertencente ao Município de Marechal Deodoro, berço do Proclamador da república, assim como do Marechal Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil e famoso por suas conquistas bélicas. Hoje é uma das praias mais badaladas de Alagoas, na enseada é possível mergulhar, passear de barco, banana-boat e até ultra-leve. Existem diversas palhoças com petiscos, frutos do mar etc. Na faixa de praia aberta quebram boas ondas para o surf, e e possível ir caminhando até a Barra de São Miguel.

Localização: Localizada a 18km de Maceió, Alagoas, é uma praia bela com enseada natural, uma vegetação de restinga preservada e excelentes ondas para o surf.

Barra de São Miguel: Barra de São Miguel município próximo a Maceió é um roteiro muito procurado pelos turistas tanto local como de fora.Com uma boa estrutura de hotéis e pousadas para acomodar os turistas e também com uma ótima gastronomia local muito em conta considerado o bom e barato, tornou-se passeio certo para varias famílias.Assim como todo litoral nordestino conta com águas normas e cristalinas Barra de São Miguel também conta com piscinas naturais, formadas por arrecifes que suavizam as ondas do mar e suas areias claras e o mar extremamente azul.Por sua proximidade a Maceió, A Barra oferece aos turistas uma infra-estrutura completa desde diversão, lazer, descanso e cultura.

Localização: Fica a 33 quilômetros do Centro da cidade de Maceió.

Praia de Maragogi: Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado. Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais. Principais Pontos Turísticos de Maragogi - Alagoas
Praia Barra Grande: A praia Barra Grande possui águas tranquilas e suas cores variam entre o azul e o verde. É ótima para banho e também atrai muitos pescadores. Ao redor há muitas casas de veraneio.
Praia de Peroba: A praia de Peroba é ideal para banho, sua águas são mornas, tranquilas e cristalinas além formar piscinas naturais na maré baixa. Ao longo da praia há muitas opções de hotéis e pousadas.
Burgalhau: A praia de Burgalhau possui águas calmas com tom azulado, a barreira de recifes formam pequenas piscinas naturais. A praia tem areias brancas e muitos coqueiros, além de ser tranquila e própria para o lazer.

São Miguel dos Milagres: A Singular São Miguel dos Milagres, caracterizada por apresentar um povoado simples de pescador o qual dorme em águas mansas e ao som do balançar dos coqueiros, parece que finalmente despertou para a atividade turística. Possui praias quase desertas e coqueirais que parece não ter fim. É um dos poucos lugares do Estado de Alagoas onde as características sociais e naturais seguem inalteradas. Conta com pousadas de muito bom gosto, confortáveis e em harmonia com a natureza. Estão direcionadas ao Turismo Alternativo: Sol e Praia, de Aventura, Ecoturismo e sem dúvida o Turismo Cultural. Uma quantidade reduzida de turistas garantindo a qualidade do turismo ofertado, explorando a natureza e respeitando-a. Ideal para quem busca a tranquilidade e perfeito para Lua-de-Mel. Aqui natureza convida a viver Aventuras e a praticar Atividades do Ecoturismo: uma caminhada na praia, visita às piscinas naturais (inclusive com a possibilidade de práticas de mergulho), passeio à cavalo, visita ao peixe-boi no Rio Tatuamunha - introduzido e protegido pelo IBAMA. No vilarejo a opção de interagir com os nativos, visitar seus artesanatos, chupar um flau de côco, comer uma tapioca.